Espelhos podem ser colados ou fixados em paredes de várias formas e com utilização de acessórios diferentes. Cada sistema oferece suas vantagens. O vidro colado, por exemplo, oferece maior resistência a pancadas e menor risco do usuário ferir-se em caso de quebra. Já o vidro fixado com ajuda de acessórios pode ser removido com facilidade em caso de mudança.
Abaixo a Estrela Vidros fornece 12 dicas que devem ser levadas em conta na hora de se fixar espelhos em paredes.
12 dicas para a instalação de espelhos em paredes
- Se for colar espelhos em paredes a qualidade do substrato deve ser avaliada. Para isso, cole uma fita crepe grossa na parede. Depois de um minuto, arranque-a rapidamente e com força. Se uma camada da tinta se soltar no arranque indicará que o espelho não deverá ser colado nesse espaço.
- Limpe bem a superfície que irá receber o espelho (substrato).
- Para evitar-se que a camada de tinta do verso do espelho seja atacada, com formação de manchas em poucos anos, é preciso evitar-se o acúmulo de umidade no verso do espelho, portanto, um distanciamento com o mínimo de 3 mm da parede é recomendado para a ventilação.
- Alguns silicones e colas atacam a camada de tinta existente no verso do espelho. Porém, existem diversos produtos comercializado no mercado que são especialmente indicados para a colagem desse material. Procure adquiri-lo em um fornecedor que atue no ramo de vidros.
- Ao aplicar o produto que fará a adesão utilize camadas verticais para se evitar o acúmulo de umidade por detrás do espelho. E utilize algum elemento espaçador qualquer, como pedaço de plástico ou borracha, para garantir o distanciamento de 3 mm da parede.
- Em colagens com produto apropriado é muito comum ele deslizar para baixo. Escore-o da melhor forma por aproximadamente três horas. Um pouco mais raro é ele tombar para a frente, mas, para prevenir, cole uma fita crepe grossa na parte superior dianteira do espelho prendendo-o na parede ou utilize outra forma de escoramento para se evitar esse tombamento.
- Peças menores de vidro podem ser fixadas através de botões convencionais, que exigem furação prévia do espelho, ou por botões franceses. Em ambos os casos a parte metálica deve ser distanciada do espelho através de material macio, como plástico, borracha ou cortiça.
- A colagem de peças pesadas exige cálculo do peso para avaliação da resistência do fixador escolhido.
- Peças maiores pode ser fixadas através de prolongadores de alumínio, de inox ou, de forma mais simples, fixando-se um perfil comum de alumínio tipo “U” ou “cadeirinha” na parede com as canaletas viradas para cima e colando-se pedaços iguais no verso do espelho, com canaletas viradas para baixo. Após a cura, pendurar o espelho encaixando uma canaleta na outra.
- Também existem no mercado peças plásticas desenvolvidas especialmente para serem coladas no verso do espelho, de forma a permitir que este seja fixado na parede. Basta procurar com seu fornecedor.
- Se o espelho for aplicado em locais públicos é recomendado que seja colado no verso do espelho uma película de segurança, tipo insulfilm.
- Para prorrogar a vida útil do espelho é recomendada a aplicação de protetores de bordas para espelhos.
Espelho Estrela Vidros
A Estrela Vidros fornece espelhos em diversas espessuras, cores, recortes e acabamentos. A empresa trabalha com o melhor espelho do mercado. Também fornece diversos acessórios para sua instalação. Para mais informações acesse nosso formulário de contato