Conheça esses recursos que os proprietários de imóveis possuem na hora de exigir durabilidade de produtos da construção civil, incluindo o vidro.
Em setembro comemora-se 31 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), conjunto de normas jurídicas que, no Brasil, regulam todas as relações de consumo. Ao longo de mais de três décadas, o CDC não só criou uma maior conscientização nas pessoas, como também fez do consumidor o grande protagonista do mercado, e hoje sua vontade literalmente é lei.
Diante disso, empresas se adaptaram e estão de olho não só nas tendências e novidades, mas principalmente no que o consumidor quer. Com o CDC e o maior acesso à informação, o que se tem hoje é um cliente exigente que dita as melhorias que deseja. Acostumadas a lidar com um dos bens mais caros que uma pessoa costuma comprar em sua vida, empresas do mercado imobiliário estão entre as pioneiras a criar os departamentos de relacionamento com o cliente.
Acumulando quase três décadas de atuação no mercado imobiliário, Ricardo Teixeira, diretor da URBS, destaca: “O consumidor é o grande protagonista das melhorias alcançadas nos projetos ao longo dos últimos anos. E não é só por estar comprando um produto de alto valor, mas também por ter muito mais acesso a informações, os clientes do mercado imobiliário têm feito sua vontade valer, e isso é muito bom, pois se alcança altíssimos níveis de satisfação”, destaca.
Teixeira afirma que quase todas as tendências que se seguem nos modernos projetos nasceram no que os clientes querem e exigem. “Hoje, por exemplo, buscamos a retomada de varandas, privilegia-se a iluminação e a ventilação naturais, áreas comuns que trazem mais elementos naturais ou um paisagismo que prioriza a biofilia. Todas essas são mudanças que chegam aos modernos frutos da exigência de um consumidor mais consciente e que prioriza a moradia como importante componente de seu bem-estar”, avalia o diretor da URBS.
Norma de Desempenho
Ainda dentro do mercado imobiliário, em 2013 foi criado o maior e mais completo conjunto de normas técnicas para construções residenciais (casas ou apartamentos): a Norma de Desempenho – ABNT 15575.
Bastante ampla, a NBR 15575 estabelece parâmetros técnicos para diversos requisitos importantes de toda e qualquer unidade habitacional, como desempenho acústico e térmico, durabilidade, itens de sustentabilidade e segurança, garantia e vida útil de estruturas e sistemas, assegurando assim um patamar de qualidade mínima para cada um deles. A norma também tem como características estabelecer as responsabilidades de todos os envolvidos na construção da edificação: construtores, incorporadores, projetistas, fabricantes de materiais, vidraceiros e os próprios usuários.
Entre as recomendações da norma está a instruções para que fornecedores que instalem produtos que, normalmente não durem mais que uma década, forneçam manuais ou textos com instruções sobre manutenções periódicas. Indicando o tempo em que elas devem ser feitas. Somente dessa forma livram-se da responsabilidade de seus produtos durarem e continuarem operacionais por vários anos, seja o caso de uma janela, um box ou uma porta.
Leia também: Dez dicas para sua vidraçaria se diferenciar e fugir da concorrência
Sobre Estrela Vidros
A Estrela Vidros fornece vidros temperados, espelhos e acessórios de forma diferenciada, adotando-se as corretas práticas profissionais com foco nos padrões de qualidade e qualidade certificada. Procura atender às necessidades dos clientes, proporcionando conforto e segurança aos usuários, seguindo os requisitos aplicáveis à melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.
Para mais informações acesse nosso formulário de contato
Ou ligue para: (27) 2124 – 7500